segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cinema em alto e bom som (e melhor ainda se for sem som!)



Domingo frio e chuvoso. Nada melhor do que curtir um cineminha. Desta vez, decidi ver dois filmes, um atrpas do outro. Primeiro embarquei nas aventuras de um "musiquinho" baiano, nascido em Santo Amaro da Purificação, a 73 km de Salvador, na Bahia. Dirigido por Fernando Grostein Andrade, o filme "Coração Vagabundo" acompanha uma viagem musical de Caetano Veloso durante uma turnê americana e japonesa do disco "A Foreign Sound". Ao longo de breves 60 minutos, o espectador entra na intimidade do compositor. Apesar de ser gostoso ver Caetano em momentos tão inusitados (como quando ele se vê obrigado a comer um doce japonês) e, até mesmo nu, "Coração Vagabundo" não consegue desvendar completamente a alma do compositor e sua vasta obra e carreira são deixadas um pouco de lado. Apesar de não ser o objetivo do filme, falta profundidade e respostas. Talvez, sendo apenas um extra de DVD (como era o obejtivo inicial), o material daria conta do recado.

Assista ao trailer de "Coração Vagabundo"




As imagens e a edição são primorosas. Pequenos detalhes são destacados de forma delicada e engraçada (como é o caso da japonesa que dorme no metrô). Talvez o grande ponto do filme são as cenas que mostram o cineasta italiano Michelangelo Antonioni, que faleceu em julho de 2007, além do depoimento do também cineasta Pedro Almodóvar, que rasga elogios à Caetano Veloso e Paula Lavigne.

Mesmo com a falta de profundidade, vale a pena se divertir com o Caetano polêmico e irreverente que todos nós conhecemos.
*****

Depois de sair da sala feliz, mas sem estar completamente satisfeita, decidi assistir ao longa-metragem "Casamento Silencioso". Dei um tiro no escuro, afinal não tinha lido nenhuma crítica e as sinopses dos jornais geralmente não despertam o interesse devido. Mesmo assim decidi entrar e tive uma surpresa maravilhosa.

O enredo, segundo o tijolinho: Na Romênia de 1953, um casamento é interrompido pelo anúncio da morte de Joseph Stalin, que traz uma semana de luto nacional.


Assista ao trailer de "Casamento Silencioso":





Todo o filme é muito bem cuidado, mas uma sequência em particular chama muito a atenção e vale o ingresso. Com a morte de Stalin, Nara (Meda Andreea Victor) e Iancu (Alexandru Potocean) se veem proibidos de comemorar sua união. Toda a festa estava pronta, a comida preparada, os convidados que vieram de longe estavam devidamente arrumados e os noivos, prestes a iniciar as comemorações. Até que líderes do partido comunista anunciam que o país ficará de luto, e, portanto, festas ou qualque tipo de manifestação estão proibidas neste período.

Os convidados, então, se recolhem e dão início à uma comemoração dentro de casa, de maneira totalmente silenciosa. Esta sequência é sensacional. Uma aula de comédia inteligente e bem feita. Depois destas cenas, poderia ir tranquilamente para casa, pois já estaria feliz. No final, o filme faz algumas revelações que tornam a história uma comédia dramática muito bem delineada e interessante. Não quero estragar a surpresa de vocês. Só digo uma coisa: Vale a pena assistir a originalidade do filme.

Depois desta experiência fui para casa feliz. Foi uma noite de muita música com Caetano e pouco som com os romenos. Adorei a mistura.
*****

Obs: Caetano que me desculpe, mas a música brasileira que é a melhor do mundo. Ouvindo "Para Ver As Meninas", de Paulinho da Viola.

3 comentários:

  1. E ai querida... Não sabia que vc também tinha um blog... vou adicioná-la aos meus favoritos para voltar aqui sempre.
    Entre nos meus seguidores que vc é avisada quando eu postar alguma coisa nova.
    Sobre seu blog, adorei a escrita leve e verdadeira que vc faz sobre suas opinioes no mundo da cultura. Sinto falta é de teatro aqui rs.
    Outra coisa, às vezes eu comento com esse Ninguém, as vezes com Henrique Brasil, é o problema dessas contas google ahahah.
    Beijos,
    Mib

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que nesse fim de semana também assisti dois filmes no mesmo dia. Bem diferentes dos seus, é verdade: Harry Potter e A proposta. Bons, mas bem diferentes. Enfim, o que eu achei interessante foi ver quatro trailers de filmes brasileiros passando antes dos blockbusters, entre eles, Coração vagabundo. Há tempos não via o cinema brasileiro tão presente assim. Bom sinal. E a sua crítica, pra variar, está muito boa!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Nath, como você escreveu, não vejo o aprofundamento e outras respostas como objetivo do filme, e isso, na minha opinião, não requer mais nada. Vejo como um filme leve e despretencioso para aqueles que já conhecem Caetano a fundo, para aqueles que não precisam de respostas. É um bônus para os fãs. E quanto ao Casamento Silencioso, fiquei com vontade de ver! :)

    ResponderExcluir