terça-feira, 21 de julho de 2009

Palmas para Som & Fúria!!!




Atores extraordinários, um diretor renomado e um enredo inovador e diferenciado. Bata tudo isso no liquidificador, ponha no forno por alguns minutos e só: você está pronto para servir um seriado irreverente. Uma receita que virou sucesso e faz o público se deliciar.

Adaptação da série canadense Slings and Arrows, Som & Fúria mostra os bastidores de uma companhia de teatro, dirigida por Dante Viana (Felipe Camargo), que assumiu o posto logo após a morte de seu velho amigo Oliveira (Pedro Paulo Rangel), então diretor da companhia. É neste cenário que surgem talentos como Andréa Beltrão, Maria Flor, Daniel de Oliveira, Dan Stulbach, Regina Casé, Cecília Homem de Mello e, mais recentemente, Rodrigo Santoro, Daniel Dantas e Débora Falabella.

O que mais impressiona é que a série é muito direta, simples e despretenciosa. Apesar de ter adorado a belíssima "Capitu" e a emocionate jornada de "Hoje é dia de Maria", é visível que Som & Fúria consegue passar a sua mensagem muito mais facilmente, sem deixar de lado a linguagem lúdica e teatral.





Felipe Camargo está impecável no papel do sarcástico Dante, o diretor fracassado e louco. Dan Stulbach é um perfeito atrapalhado na pele do diretor administrativo Ricardo. Palmas também para Andréa Beltrão, maravilhosa, com uma atuação primorosa para a atriz decadente que dá chiliques. É mágico ver a mesma atriz às quintas-feiras fazendo dois papéis tão diferentes e tão bons. Pedro Paulo Rangel, o defunto que "assombra" (ou clareia?) a vida de Dante, Regina Casé (a inescrupulosa Graça), Cecília Homem de Mello (a secretária Maria) e Daniel Dantas também merecem destaque especial.

Além dos atores e do texto, um dos pontos fantásticos de Som & Fúria é a sua trilha sonora de Tangos e Tragédias, o que dá humor e dramaticidade as cenas. Os planos da fachada do Theatro Municipal de São Paulo também são muito bons.

Enfim, caso Fernando Meirelles fosse atropelado por um caminhão de presunto (como Oliveira), ele poderia ficar descansado. Depois de trabalhos primorosos como "O Jardineiro Fiel", "Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a Cegueira", esta microssérie veio para coroar ainda mais sua carreira.

Esta é a última semana de Som & Fúria. Estamos torcendo para ter mais "loucuraaa e luxúriaaaa" na televisão brasileira.

5 comentários:

  1. Nath, estou muito orgulhosa desta sua iniciativa. Voce sabe que eu gosto muito dos seus textos. São leves e gostosos de ler. Uma verdadeira delícia cultural.
    Vou virar fã do seu blog, pode ter certeza.
    Gosto muito de voce, amiga! SUCESSO SEMPRE!
    um beijo,
    Nalu

    ResponderExcluir
  2. Obaa! Mais um blog para eu fuxicar! E sendo da minha amiga, terei ainda mais prazer!

    Nath fofa, você sabe que desejo todo o sucesso do mundo pra você. Você é super talentosa e deve explorar isso cada vez mais!

    Te adoro, meu.

    Beijos

    Nanda Ralile

    ResponderExcluir
  3. eu não vi "som e fúria" por causa das minhas aulas de informática, você sabe, né? minha aluna anda ocupadda, então tenho subido tarde pra casa dela. enfim, eu não estava me sentindo culpada por nçao ter visto, mas depois desse texto, estou pensando em qd deve sair o dvd.
    ótima crítica!

    ResponderExcluir
  4. adorei a minissérie, só não gostei do último capítulo. não sei se é do tempo de vcs, mas me pareceu um pouco com a comédia da vida privada. acho que foi em 1991, 92 ou 93. vcs eram novinhos, mas se tiverem oportunidade, vejam. tinha o guel arraes por trás e tinha muito marco nanini e marieta antes da grande família. creso

    ResponderExcluir