terça-feira, 14 de julho de 2009

Cem aninhos de um velho contador de histórias




"Imortal! Com o povo que me conquistou
E a aura do Municipal
Hei de emanar a luz
No palco do meu carnaval
E caminhar, sob o brilho e o ar de Paris
Um boulevard passos para um novo país
Nas rimas da minha poesia
O meu Rio de Janeiro
Derrubava o passado e erguia
O cenário pra encantar o mundo inteiro"

(Samba-enredo da Vila Isabel 2009)

Uma construção muito cara, mas igualmente suntuosa. No dia 14 de julho de 1909 é inaugurado o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na Praça General Floriano, no centro da cidade maravilhosa. Sua edificação representou um dos símbolos do projeto de modernização do prefeito Pereira Passos para a então capital do Brasil. O plano do novo teatro teve seu desenho inspirado na Ópera Garnier, de Paris. As obras demoraram cerca de quatro anos para serem concluídas.

Desde sua inauguração, a casa de espetáculos não parou mais. Para comemorar o seu centenário, foi iniciada uma obra de restauração e modernização do Theatro, contemplando o monumento com a restauração do telhado, da arquitetura externa e interna e da modernização das instalações prediais. E hoje, no dia de seu aniversário, o velho contador de histórias não pôde contar mais uma. As obras continuam e devem terminar somente em novembro.



Mas o público não ficou abandonado. Durante todo o dia, o teatro em obras esteve aberto para visitações e uma programação que inclui dança e música clássica acalentou os muitos corações saudosos das histórias do velho Municipal.

Assim, o Theatro que recebeu as peças revolucionárias "Orfeu", de Vinícius de Moraes, e "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues e que foi homenageado pela Escola de Samba Vila Isabel em 2009, estará, definitivamente, pronto para o futuro. Novas janelas, cortinas e poltronas contribuirão para mais 100, 200, 300 anos de histórias. E o velho Municipal ainda vai proporcionar alegrias e tristezas para outras milhares de vidas. Parabéns meu velho, pelos seus 100 anos de arte!

Um comentário:

  1. Lembro de quando eu entrei pela primeira vez no Municipal. Eu ganhei de presente de aniversário a oportunidade de assistir ao balé "Quebra Nozes". Foi, sem dúvidas, uma das coisas mais lindas que eu já vi até hoje. Espero que o "novo" Theatro me proporcione um momento tão inesquecível quanto esse.

    ResponderExcluir