segunda-feira, 30 de agosto de 2010

3 x Cinema Brasileiro - Mérito de Nós Mesmos!

Estou sem postar há meses e meses. A correria de faculdade e estágio não é mole. Só que agora a vida mudou e este será o meu primeiro post como uma jornalista! Enfim, formada!

Decidi não ter uma obrigatoriedade de escrever e apenas fazê-lo quando me der vontade. E um motivo muito especial me trouxe até aqui: o nosso cinema! Nesta última semana tive o privilégio de assistir a três obras interessantíssimas do cinema brasileiro.

Em primeiro lugar, "Cabeça a Prêmio", longa dirigido por Marco Ricca e com Alice Braga, Cássio Gabus Mendes, Fulvio Stefanini, Otávio Müller e Eduardo Moscovis no elenco.

Baseado no livro homônio de Marçal Aquino, o filme entrelaça três histórias: a relação entre os irmãos Miro (Fulvio) e Abílio (Otávio Mülller), pecuaristas que também comandam negócios ilícitos; o romance entre a filha de Miro, Elaine (Alice Braga), com Dênis (Daniel Hendler), piloto de seu pai; e a vida do matador encarregado de trazer Elaine de volta para casa, Brito (Eduardo Moscovis), também vítima de uma história de amor. O longa se caracteriza pela direção coerente, detalhista e sensível de Marco Ricca e uma ótima atuação de Eduardo Moscovis e alice Braga. Os belíssimos planos de sequência foram filmados em Bonito, Corumbá, Campo Grande, Sidrolândia e Paulínia. Vale a pena assitir ao desenrolar dessas histórias!



-------------------------------------------------------------------------------------

O segundo filme da semana foi "5 x Favela - Agora por Nós Mesmos", longa de Cacá Diegues que, de longe, é o mais realista dos filmes que tratam desta temática. Desta vez, a favela é retratada pelo ponto de vista daqueles que moram e agem por lá, ao contrário do filme original, de 1961, um dos marcos do Cinema Novo, que na época reuniu os diretores 'do asfalto'.

Dividido em cinco episódios totalmente concebidos e realizados por jovens moradores de favelas, o longa é um espelho do cotidiano em comunidades carentes, com suas histórias felizes e trágicas, fugindo, assim, dos estereótipos violentos. Uma reunião de excelentes personagens que fazem rir e chorar com suas situações corriqueiras e típicas: a luta de um jovem para se formar em Direito, a pureza de um menino que quer presentear o pai com uma refeição mais digna, a rivalidade entre comunidades próximas, problemas como a falta de luz e a inevitável presença da violência na vida dessas pessoas. Tudo em "5 x Favela - Agora por Nós Mesmos" é real, intenso, puro, divertido e emocionante. Fica aí mais uma dica!



-------------------------------------------------------------------------------------

Por último, assisti ontem a pré-estreia de "Nosso Lar", filme baseado na obra de Chico Xavier. Sem levar em consideração o meu apreço e ligação com o espitritismo - cada vez mais intensa - esta é uma obra belíssima que traz muitos ensinamentos para a humanidade.

O filme mostra a saga de André Luiz que, ao despertar no Mundo Espiritual, lida com as situações mais adversas em um lugar sombrio e escuro. Após um longo período de sofrimento, ele é recolhido por espíritos do bem e levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar. A partir desse momento ele descobre que a sua história está apenas começando e adquiri conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida. Independente da religião, todos deveriam assistir ao filme. Além da magnífica história, os efeitos especias e imagens são belíssimos, no maior estilo holywoodiano. Sem contar com os grandes ensinamentos para a vida. Após a sessão, fica a sensação de bem-estar, a vontade de fazer o bem e de se tornar, cada vez mais, um ser humando melhor. Impossível não ir às lágrimas!



Assim acaba nossa odisséia pelo cinema nacional. Chega o momento de olhar para o nosso umbigo e para tudo o que produzimos em terras tupiniquins! Viva!!

Até a próxima - que tende a ser em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário